Uma origem humilde,
ensina a valorizar
Luzia Fröhlich nasceu no dia 17 de Abril de 1958 em Guaramirim Santa Catarina, filha de Eugenio Emilio Fröhlich e Alzira da Costa Fröhlich, trabalhadores rurais da cidade do interior do estado de Santa Catarina.
Seu nome, que também significa “aquela que irradia luz”, veio em forma de promessa quando o seu pai recebeu o diagnóstico da perda de sua visão. Sua mãe, católica devota e mulher de fé, prometeu, caso concebesse uma menina, seu nome em homenagem à Santa Luzia, protetora dos olhos.
Depois de 2 anos de tratamento no estado de São Paulo, seu pai recuperou a visão. Após 7 anos da promessa feita, dona Alzira concebeu finalmente uma menina. Assim, sendo a terceira filha do casal, de uma família constituída por quatro filhos.
Em Guaramirim Luzia começou a frequentar a escola Municipal Prefeito Lauro Zimmermann enquanto ajudava seus pais trabalhando na lavoura, auxiliando nas atividades domésticas e em todas as questões relacionadas ao princípio de subsistência: plantar, colher, cozinhar, lavar, passar, cuidar de animais, entre outros afazeres. Até completar 22 anos, quando decidiu sair de casa em busca de trabalho para dar continuidade aos estudos.
Em 1982 iniciou sua graduação na faculdade de Blumenau, onde morou por 18 anos, período em que se casou com Antônio Donizete Nunes, um ano e meio depois, nasceu Caroline Fröhlich Nunes, sua única filha, que atualmente mora em São Paulo.
“Só é possível mudar os resultados, se for feito de forma diferente.”
Luzia Fröhlich
Prazeres simples, como os seus
Durante o dia a dia, é muito importante para Luzia cultivar hábitos de vida saudáveis, por isso busca se alimentar sempre de produtos que vem direto do campo, com baixa interferência industrial, como também manter uma rotina de exercícios físicos ao ar livre.
A convivência com seu avô paterno Emílio Fröhlich, que fez sua vida vendendo produtos de bicicleta, lhe fez ter um grande apreço pelo ciclismo. Além das aulas de tênis, canto e amor pela dança.
Manter a família e os amigos próximos também é essencial. Um momento de interação com as pessoas que gostamos para relaxar e deixar os problemas de lado. Por isso, adora reuni-los para jogar cartas ou cozinhar.
Durante minha rotina também adora organizar a casa, mantendo as coisas em seus devidos lugares e um lar mais aconchegante. Entretanto, também ama sair de sua rotina, viajar e conhecer novos lugares, especialmente em ambientes como o campo, as serras e o ar da praia.
“O bom humor, a risada, o lazer,
a alegria, recuperam a saúde
e trazem vida longa!”
Drauzio Varella
Luzia Fröhlich
Sou executiva de negócios, sempre conciliei vida profissional e pessoal.”
Voluntaria e Presidente Executiva da ABRH e membro do Conselho do Movimento SC pela Educação por mais de seis. anos
Filiada do Partido NOVO desde 2018, atuei na formação do DM de Balneário Camboriú e atualmente resido em Joinville.”